Conservação e Garantia

RATTAN
É uma fibra, parece uma palha mais resistente, apresenta várias possibilidades de acabamento e cores. Pode também ser usada como “madeira” (pés, braços de cadeiras). Originária da Índia é uma palmeira de caules múltiplos, com um diâmetro médio de 1,5cm e chegam a 10 m de comprimento. Muitas vezes usa se a denominação rattan para designar o trabalho traçado do junco e do vime.

Aspirar ou limpar com pano seco, macio e limpo. Pode se passar um pano levemente umedecido, secando a seguir, ou aplicar lustra moveis ou verniz. Não utilizar álcool ou produtos que contenham solventes. Para maior conservação do produto não exponha a sol ou a chuva.

 

MALLACA
Da família dos juncos, porém originalmente asiático ( Malásia, Filipinas ). Pode ser apresentado em forma mais natural ( relevos ) ou com acabamento. Também conhecida como bambu chinês, que se distingue por seu caule maciço. A planta adulta alcança 4m de altura e seu diâmetro varia de 1 a 4cm. Nos moveis utiliza se o caule com casca, ideal para a estrutura e também o miolo. Transforma se em fibras de diferentes espessuras, material muito resistente.

Aspirar ou limpar com pano seco, macio e limpo. Pode se passar um pano levemente umedecido, secando a seguir. NÃO utilizar álcool ou produtos que contenham solventes.
Para maior conservação da peça não exponha a sol ou a chuva.

 

BAMBU
Existem mais de 1000 espécies desta Gramínea em quase todo mundo. A mais usada na fabricação de moveis, a Babosa Vulgaris, chega a medir 30m de altura e 30cm de diâmetro. A principal característica do bambu é o caule oco. Na China, a planta é símbolo de resistência por manter se verde o ano todo e por envergar com o vento e o peso da neve sem quebrar.

Aspirar ou limpar com pano seco, macio e limpo. Após retirar o pó, pode se passar um pano levemente umedecido, secando a seguir, ou aplicar lustra moveis. Não utilizar álcool ou produtos que contenham solventes. Para maior conservação do produto, não exponha a sol ou chuva.

 

VIME
É a casca extraída dos longos ramos pendentes da espécie Salix Viminall: da mesma família do salgueiro ou chorão. Árvore de médio porte, varia de 3 a 5m de altura. Originária de regiões de clima temperado da Europa, Ásia e África. É principalmente utilizado na produção de objetos decorativos, usam se os ramos jovens do vime, que são mais flexíveis.

Aspirar ou limpar com pano seco. Após retirar o pó, pode se passar um pano levemente umedecido secando a seguir. Não utilizar álcool ou produtos que contenham solventes.
Para maior conservação do produto não exponha a sol ou a chuva.

 

JUNCO
São plantas semelhantes as gramíneas e muito flexíveis. As fibras de junco são usadas na confecção de peças pequenas, acabamentos e amarrações de moveis. Suas folhas pequenas ficam na base dos delgados caules, de no mínimo 1,5m de altura.

Aspirar com pano seco, macio e limpo. Após retirar o pó, pode se passar um pano levemente umedecido, secando a seguir. Para maior conservação aplicar lustra moveis ou verniz. Não utilizar álcool.

 

LACA
Goma ou resina vegetal obtida de árvores do Oriente é também conhecida como verniz da China. Aplica se sobre a madeira ou bambu. O aspecto é homogêneo e acetinado. Moveis laqueados são sofisticados e aumentam a sensualidade do ambiente. As aplicações são repetidas numerosas vezes e depois deixado para secar. Todo processo pode durar seis meses ou mais. Conhece se o seu uso há pelo menos 2.500 anos. É uma forma tradicional de selar madeiras, cerâmicas, papelão e gesso. Os povos originários usam recipientes de laca para armazenar e colocar alimentos, roupas, cosméticos e flores.

Moveis laqueados devem estar abrigados da ação do sol e chuva para não alterar aplicação da laca e apresentar rachaduras. Aspirar ou limpar com pano seco, macio e limpo. Após retirar o pó, pode se passar um pano levemente umedecido, secando a seguir. Não utilizar álcool.

 

MADEIRA TECA
Árvore nativa da floresta tropical do sudeste Asiático, pode alcançar a altura superior a 50m e diâmetro de 2,5m. A teca rústica é pouco suscetível ao ataque de pragas e doenças. É utilizada na produção de moveis, esquadrias e pisos de qualidade, decoração e construção naval. Madeira de altíssima qualidade, que necessita de dezenas de anos para maturar. Tem como característica a alta resistência e durabilidade, mesmo quando exposta ao tempo. Não se contrai nem empena durante a secagem.

Com a ação do sol e da chuva é natural a madeira escurecer. Pode ser aplicado polisten ainda na peça crua sem nenhum tipo de produto, seu aspecto da brilho na peça. No caso de áreas internas, o ideal é encerar com cera de abelhas.

 

MADEIRA DE DEMOLIÇÃO
A madeira de demolição, como o próprio nome já define, é a madeira reaproveitada de construções antigas que foram demolidas. Além de ser ecologicamente correta ela traz estilo a decoração. Um dos motivos para o surgimento desta tendência foi o aumento de espécies de árvores em extinção. Pelo fato de ter alta resistência e qualidade pode ser usada na fabricação de moveis, painéis,revestimentos e pisos.

A melhor forma de preservar e cuidar do seu móvel de demolição é lixando de forma suave, preferencialmente com lã de aço. Após este processo aplique cera de carnaúba ou cera em pasta incolor.

 

ACQUABLOCK
Acquablock são tecidos desenvolvidos através de fibras especiais a base de algodão e poliéster, que são envolvidas por uma resina altamente resistente que bloqueiam líquidos e poeiras e evitam destes estar em contato com o produto e danificá-lo. O acabamento resinado não plastifica o tecido, que mesmo sendo impermeável apresenta um toque macio e agradável. A proteção especial também o torna muito mais resistente ao sol, mas não imune; as cores e o aspecto do tecido irão durar muito mais tempo.

Cuidados:

  • Não deixar o Acquablock exposto continuamente as condições climáticas do sol, chuva e umidade excessiva, pois isso deteriora o produto e causa bolor.
  • Sempre após o uso, limpar o tecido com pano úmido apenas em água e em temperatura ambiente, e não esquecer de deixar secar antes de guardar.
  • Eliminar sujeiras acidentais imediatamente com pano limpo ou esponja suave, ou papel absorvente; jamais usar material abrasivo como escovas, esponjas grossas, panos rústicos; jamais usar jato de água sobre a superfície o tecido.
  • Não usar produtos químicos como detergente, cloro, alvejantes entre outros.

Bom, acima tem tudo o que você precisa saber sobre o acquablock e também todas precauções e cuidados que devemos tomar para manter o produto por muito mais tempo, sem complicações. Vejamos que existem mitos sobre este tecido, ele é sim uma super invenção, muito prático, resistente e útil, mas não é indestrutível como muitos acreditam.